Home Esportes Brasil empata com a Inglaterra no 1º teste de Tite contra seleção...

Brasil empata com a Inglaterra no 1º teste de Tite contra seleção europeia

0

O primeiro desafio da seleção brasileira na Europa sob o comando de Tite acabou em um empate morno com o time misto da Inglaterra. Jogando em Londres em um Wembley quase lotado, em seu último confronto do ano, a equipe nacional não conseguiu furar as sólidas linhas defensivas inglesas nesta terça-feira. Gareth Southgate posicionou seu time em seu próprio campo, apostando nos contra-ataques, que não levaram perigo, mas que bloquearam a movimentação ofensiva de Neymar, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho.

Depois de uma vitória sem brilho por 3 a 1 sobre o Japão, em Lille, Tite esperava um espírito de Copa do Mundo em seus jogadores. Empenho de fato não faltou. Em todo o primeiro tempo o Brasil teve maior posse de bola, e dominou as ações ofensivas. Mas em nenhum momento conseguiu resolver de forma eficiente nos últimos metros da defesa adversária usando o talento individual de Neymar, Jesus ou Coutinho. Diante de uma defesa sólida, formada por Maguire, Stones e Gomez, as infiltrações não deram certo.

A solução encontrada para equacionar a troca de passes na intermediária foi apostar em chutes de longa distância. Aos 3, Daniel Alves fez sua primeira tentativa, à direita do gol de Hart, sem perigo. Com o apoio de uma torcida brasileira em menor número, mas mais entusiasmada, o time seguiu em cima. A Inglaterra apostava nas jogadas pela lateral direita, com Loftus-Cheek e Rashford, mas também sem eficiência.

Aos 10, Neymar avançou pela esquerda, e na entrada da grande área tentou um novo chute, sem precisão e sem perigo. Um minuto depois, a marcação sob pressão do Brasil na saída de bola da Inglaterra surtiu efeito, na roubada um cruzamento encontrou Jesus na área, que de cabeça teve a melhor chance do Brasil, obrigando Hart à boa defesa.

Essa dinâmica continuou na primeira metade do tempo inicial. A Inglaterra ameaçou em raras oportunidades, como aos 17, pela esquerda, quando Rashford fez jogada individual, avançou sobre a marcação e mandou um chute forte de fora da área, para defesa firme de Alisson.

Ainda tentando soluções, Tite mandou a campo Firmino no lugar de Jesus. As alterações começaram a surtir efeito. Em arrancada individual, Fernandinho avançou no centro do campo e, sem marcação, chutou forte e rasteiro de fora da área, acertando a trave direita de Hart, na jogada mais perigosa da partida. Na sequência, Willian recebeu de Marcelo dentro da área, mas foi bloqueado no momento do chute.

A essa altura o jogo havia crescido em emoção. Paulinho, aos 38, invadiu a área e chutou forte para grande defesa de Hart, que rebateu com o peito para escanteio. Aos 43 a Inglaterra respondeu com Solanke, que recebeu cruzamento na entrada da pequena área e obrigou Alisson a uma grande saída. No final da partida, Neymar tentou sem sucesso deixar o seu contra a Inglaterra – único campeão do mundo que não foi vazado pelo craque brasileiro. Mais agressivo, o time de Tite acabou não sendo premiado com o gol, fechando com um empate o ano da seleção brasileira.

FICHA TÉCNICA

INGLATERRA 0 x 0 BRASIL

INGLATERRA – Hart; Maguire, Stones e Gomez; Walker, Loftus-Cheek (Lingard), Dier, Livermore (Rose) e Bertrand (Young); Rashford (Abraham) e Vardy (Solanke). Técnico: Gareth Southgate.

BRASIL – Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto (Fernandinho), Philippe Coutinho (Willian) e Neymar; Gabriel Jesus (Firmino). Técnico: Tite.

ÁRBITRO – Artur Manuel Ribeiro Soares Dias (Portugal).

CARTÕES AMARELOS – Livermore (Inglaterra); Daniel Alves (Brasil).

PÚBLICO E RENDA – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio de Wembley, em Londres (ING).

FONTE:ISTOE

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta