Home Política Blairo seria beneficiário final de offshore em paraíso fiscal; ministro nega acusação

Blairo seria beneficiário final de offshore em paraíso fiscal; ministro nega acusação

0

O ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP) é beneficiário de uma offshore nas Ilhas Cayman, paraíso fiscal, por meio da sociedade da sua empresa, a Amaggi Exportação e Importação Ltda, com a Louis Dreyfus Commodities Brazil S.A, empresa com sede na Holanda, que processa e comercializa produtos agrícolas.

A informação é do site Poder360, que faz parte da investigação jornalística “Paradise Papers” que começou a ser publicada nesse domingo (5). O trabalho é uma iniciativa do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), organização sem fins lucrativos e com sede em Washington, nos EUA.

Em 2009, a Amaggi e a Louis decidiram se unir no Brasil com intuito de atuar no mercado de grãos na Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins. Com isso, criaram Amaggi & LD Commodities Ltda que iniciou os trabalhos em janeiro de 2010 no país. No mesmo ano, essa empresa abriu uma offshore nas Ilhas Cayman, a Amaggi&LDC Commodities International Ltda, que só tem como beneficiários finais membros da família Maggi.

Ainda de acordo com a reportagem, a intenção de criar offshore é para pagar menos impostos na exportação e importação de commodities.

Além disso, ressalta que ser beneficiário final de uma offshore não significa irregularidade. No entanto, o recebedor precisa declarar os valores recebidos à Receita Federal, sob pena de cometer crime contra o fisco.

Para reportagem, Blairo alega que não recebeu qualquer valor diretamente, pois é beneficiário indireto, pois declarou participação da empresa Amaggi Exportação e Importação Ltda, uma das acionistas da Amaggi&LDC Commodities International Ltda.

A Paradise Papers tem levantado questão acerca do pagamento de impostos. De acordo com Agência EFE, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, quer que todo mundo pague seus tributos. A fala da ministra ocorreu depois que a investigação jornalística revelou vários nomes de políticos e famosos que têm ativos em paraísos fiscais, entre eles a rainha Elizabeth II. (Com site Poder 360 e Agência EFE)

 

Fonte: RDnews

 

 

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta