Home Cidades Abalo sísmico de 2,1 graus é registrado em Mato Grosso, aponta Observatório

Abalo sísmico de 2,1 graus é registrado em Mato Grosso, aponta Observatório

0

Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UNB) confirmou um abalo sísmico de 2,1º na escala Richter, na região de São José Do Xingu (951quilômetros de Cuiabá), ontem, por volta das 17h57. Segundo consta no relatório, não houve profundidade significativa para causar rachaduras nas paredes das residências, por exemplo.

No mês passado, o terremoto de 7,1 de magnitude que atingiu a fronteira do Peru com o Brasil, no Acre, foi sentido em Sinop. Moradores de um prédio no Residencial Florença, relatam um tremor de aproximadamente 10 segundos por volta das 5h da manhã. O Observatório Sismológico confirmou que o fenômeno pode ter causado reflexo na região norte de Mato Grosso, tradicionalmente afetada por pequenos abalos.

Anteriormente, o professor doutor do Obsis, George Sand, explicou que o terremoto desta madrugada aconteceu às 9h04 no horário mundial, o que corresponde às 5h04 no horário de Mato Grosso, e que foi registrado em grande profundidade, o que explica o reflexo em longas distâncias. “Mas este terremoto só é sentido em prédios e nos andares mais altos. As casas não sentem. Por isso a maior parte dos relatos vem das capitais, onde têm mais edifícios”.

Em agosto, também ocorreu uma abalo sísmico com magnitude de 2.9º em Cocalinho. O tremor de terra ocorreu nas proximidades do rio Araguaia e não houve registro de danos.

 

 

 

 

Fonte: SoNoticias

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta