Home Cidades Obras de pintores de MT são selecionadas para exposição na Polônia

Obras de pintores de MT são selecionadas para exposição na Polônia

0

Festival de Arte Naif, na Polônia, expõe obras de pintores sem formação acadêmica. Os quadros devem ficar expostos até o mês agosto.

Telas de quatro pintores que vivem em Mato Grosso foram escolhidas para serem exibidas no Festival Internacional de Arte Naif na Polônia. O estilo das obras pertence à pintura de artistas sem formação acadêmica e expressam o cotidiano. A mostra de arte Naif foi fundada em 2008 e ocorre sempre no verão europeu. Os quadros devem ficar expostos até o mês agosto na Polônia.

Entre os artistas que expõe os trabalhos no festival está Nilson Pimenta. Para ele, o estilo de pintura, que tem inspiração nas pinturas primitivas, é motivo de orgulho.

“Somos autodidatas, criativos e inventamos o que queremos. Não copiamos de ninguém e tiramos tudo da mente”, afirmou.

Pimenta foi classificado entre os 10 melhores artistas brasileiros da cultura popular, em 2012. No mesmo ano, ele foi eleito pela Fundação Cartier de Paris como um dos 40 melhores artistas de arte popular do mundo.

A arte dele está no DNA. O filho, Valquez Rodrigues, também expõe as obras no festival da Polônia. Além de pai e filho, as obras de Marlene Kirchesch e da artista plástica Rimaro têm obras na mostra. “Dá muito orgulho ter nossas obras expostas em festivais internacionais”, contou Rimaro.

G1 MT

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta