Home Cidades Novas receitas nutritivas e saudáveis são inseridas na merenda escolar

Novas receitas nutritivas e saudáveis são inseridas na merenda escolar

0

Uma alimentação saudável, de qualidade e preparada com todo cuidado é oferecida todos os dias nas escolas municipais

merenda

Inserir mais nutrientes na merenda escolar através do aproveitamento integral dos alimentos é o desafio que a administração municipal promove todos os dias juntamente com a padaria escolar e as merendeiras. Receitas práticas e nutritivas são adicionadas todos os anos no cardápio das crianças, resultando em um bom desenvolvimento físico e intelectual.

Oferecer uma alimentação saudável e de qualidade se torna mais fácil quando os produtos utilizados vêm diretamente do agricultor familiar. Para ofertar esse benefício às crianças, a administração a cada ano investe mais na compra de produtos na área de hortifrutigranjeiros oriundos dos agricultores do município. Em 2014, 45% dos produtos da merenda escolar desse tipo vieram dos chacareiros locais.
Além dos produtos de qualidade, a administração também investe na forma como são preparados. Todo início de ano letivo, as merendeiras participam de uma formação onde é apresentado informações sobre práticas de preparo e higiene dos alimentos. Nesse momento, as nutricionistas do município realizam uma aula prática para mostrar as novas receitas que farão parte da merenda.
A nutricionista e coordenadora da merenda escolar, Vania Haraki, ressalta que a proposta é sempre aproveitar ao máximo os alimentos, com receitas compostas por partes que seriam jogadas fora, como as cascas, que são uma grande fonte de nutrientes.
“O rendimento escolar de uma criança bem nutrida melhora muito, principalmente em relação ao desenvolvimento físico e intelectual, nós queremos melhorar a qualidade alimentar e a saúde dessa criança, por isso sempre inovamos e oferecemos receitas muito nutritivas”, destaca Vania.
Na tarde desta quinta-feira (29), as merendeiras da rede municipal elaboraram diversos pratos para testar os sabores, cores e aromas das novas receitas.
A merendeira da Escola Eça de Queirós, Maria Salete Cecatto, salienta a importância com que é levada a alimentação das crianças, sempre preparando alimentos de qualidade. “Esses novos pratos não são difíceis de fazer e vai atender as necessidades das vitaminas que as crianças precisam, tudo que é necessário vai estar presente nesses alimentos”.
Merendeira da Escola Caminho para o Futuro, Maria Furlan Veloso, evidencia o amor que tem pela profissão. “É muito gratificante ser merendeira, há 13 anos trabalho na prefeitura e eu amo que faço, é muito gratificante ver as crianças agradecendo e dizendo que a comida é gostosa”.
Cenário MT

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta